O Acólito

O que é um Acólito?

Acólito é um membro da Igreja Católica, instituído através do Ministério do Acolitato, para auxiliar o diácono e o sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da santa missa.

O Ministério de Acólito remonta aos primórdios da Igreja. Uma carta do Papa São Cornélio a Fábio de Antioquia, escrita no ano 251, testemunha que, em Roma, nessa altura, o Papa tinha reunidos à sua volta 46 presbíteros, 7 diáconos, 7 subdiáconos, 42 acólitos e 52 exorcistas, leitores e ostiários; ostiário vem do latim ostiarius, que significa porteiro, não tendo nenhuma relação com o termo hóstia, eucaristia.

A palavra acólito vem do verbo acolitar, que significa acompanhar no caminho. Acólito é aquele que, na celebração da liturgia, precede, vai ao lado ou segue o presidente da celebração ou outras pessoas, para as servir e ajudar.

Quem o Acólito acompanha e serve?

Em primeiro lugar acompanha e serve o presidente da celebração da missa, que tanto pode ser o bispo como o padre; em segundo lugar acompanha e serve o Diácono. Podendo assim dizer que o Acólito, desde o princípio até ao fim da missa, acompanha, ajuda e serve o próprio Jesus.

Quem pode ser Acólito(a)?

Todo(a) jovem à partir do Crisma (14 anos) do sexo masculino e feminino que sentir o chamado para servir o altar do Senhor.

Como me tornar Acólito(a)?

O chamado/convite é feito anualmente pela coordenação de acólitos, seminaristas ou padres. A abordagem ocorre de forma individual e a prioridade se dá àqueles que são coroinhas e que já fizeram o crisma.

Comentários

Postagens mais visitadas